terça-feira, abril 27, 2010

Sustentabilidade

Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
segundo a wikipédia: "sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana".
Mas você ainda pode pensar: " E o que isso tudo pode significar na prática?"
Podemos dizer "na prática", que esse conceito de sustentabilidade irá promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.Pode parecer um conceito dificil de ser implementado  e, em muitos casos, economicamente com obstáculos. No entanto, não é bem assim. Mesmo as atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente sem obstáculos e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos  e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de generar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.


Postagem feita por: Gleice, Luana, e Lucas Aparecido- do grupo de Noticias.

Um comentário:

  1. Olá meninos,
    Muito legal a notícia de vocês, no entanto, vocês ainda estão colocando "informações gerais" a respeito de cada assunto. Precisamos de NOTÍICIAS, ou seja, o que acontece no mundo hoje dentro desse assunto...o que há de novo ocorrendo, conferências? Disputas de terra?...Seria nessa linha, ok?
    Bom trabalho e bjinhos,
    Docente Nara.

    ResponderExcluir