Código de defesa do consumidor
O código de defesa do consumidor (CDD lei 8.078 de 11/09/90) entrou em vigor em 15 de março de 1991 com a expectativa de trazer parâmetros oficiais nas relações entre consumidores, fornecedores e prestadores de serviços.Responde a uma antiga aspiração da sociedade que ate então não dispunha de uma amparo legal para resolver conflitos em questões de consumo, garantindo seus direitos. Deve lido por toda a população e guardado para consulta e esclarecimento de duvidas numa relação de consumo.
INMETRO
O Instituto de metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) é uma autarquia federal,vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, industria e Comercio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia,Normalização e Qualidade Industrial ( CONMETRO), colegiada interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial(SINMETRO)
IDEC (Instituto de Defesa Do Consumidor)
O IDEC (Instituto de Defesa Do Consumidor) é uma associação de comsumidores fundada em 1987. Não possui fins lucrativos.Não tem qualquer vinculo com empresas, governos ou partidos politicos. Os recursos financeiros para o desenvolvimento de suas atividades têm sua origem nas anuidades pagas por seus associados , nas vendas de assinaturas da Revista do IDEC e outras publicações, além da realização de cursos. Outra parte dos recursos origina-se do apoio de agências de financiamento internacionais destinadas a prestar ajuda a entidades da sociedadescivil. As contas do IDEC são auditadas por auditorias independentes.
A coordenadora institucional do IDEC, Marilena Lazzarini, preside a consumers Internacional, umas federação que congrega mais de 250 associações de consumidores que operam no mundo todo. Oinstituto faz parte do Fórum Nacional Das Entidades Civis De Defesa Do Consumidor- criado para fortalecer o movimento dos consumidores em todo o País – e da Associação Brasileira de Organização Não- Governamentais
Consumo Consciente
A consciência tem um preço, o qual nem todo o mundo concorda em pagar, já que aparenta ser mais elevado do que se gostaria. Hoje uitas questões, sobretudo as ecológicas e ambientais ,perpassam pelo o seu despertar, nem sempre aceito com tantaprontidão quanto necessário. Criar uma nova cultura que abra espaço para a qualidade e uma vida sustentável ainda parece utópico e distante.
No entanto, o aumento populacional e o consumo desenfreado há tempos vêm gerando problemas de grande monta que se tornam cada vez mais críticos, ao ponto de ameaçar a viabilidade de toda espécie de vida sobre a Terra.Esse contexto iminete faz parte de todo um sistema, desencadeado por umas lógica de funcionamento que necessita a ser repensada para uma mudança urgente e global
Postado por: Karina Rodrigues, Luana, Lucas Aparecido,Matheus,Evelania,Jaqueline
do Código de defesa do consumidor existe direitos básicos do consumidor
ResponderExcluirNo Art. 6º- são direitos básicos do cosumidor diz que...
...A proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.
isso é um dierito basico para o consumidor!!!!!
do Código de defesa do consumidor existe direitos básicos do consumidor
ResponderExcluirNo Art. 6º- são direitos básicos do cosumidor diz que...
...A proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.
isso é um direito basico para o consumidor!!!!!
O consumo desenfreado pode trazer muitos danos para o meio ambiente e para a nossa vida financeira.Por que então não gastamos e compramos somente o necessário?
ResponderExcluirValéria Camilo
É importante sabermos sobre o código de defesa ao consumidor para termos conhecimento sobre os nossos direitos.Edicleide
ResponderExcluir