Está é uma notícia sobre a contrução de usinas hidrelétricas em Belo Monte!
Onde fica Belo Monte?
Belo Monte fica Belo Monte na Bacia do Rio Xingu é um rio interior amazônico, que nasce a oeste da Serra do Roncador e ao norte da Serra Azul, no leste do Mato Grosso.
Conceito
A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Entre muitas idas e vindas, a hidrelétrica de Belo Monte, hoje considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, vem sendo alvo de intensos debates na região, desde 2009, quando foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção
Realizado entre 20 e 25 de fevereiro de 1989, em Altamira (PA), o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, reuniu três mil pessoas - 650 eram índios - que bradaram ao Brasil e ao mundo seu descontentamento com a política de construção de barragens no Rio Xingu. A primeira, de um complexo de cinco hidrelétricas planejadas pela Eletronorte, seria Kararaô, mais tarde rebatizada Belo Monte. De acordo com o cacique Paulinho Paiakan, líder kaiapó e organizador do evento ao lado de outras lideranças como Raoni, Ailton Krenak e Marcos Terena, a manifestação pretendia colocar um ponto final às decisões tomadas na Amazônia sem a participação dos índios. Tratava-se de um protesto claro contra a construção de hidrelétricas na região.
Moradores da região?
indígenas e Terras Indígenas na Bacia do Xingu
- 28 etnias
- 29 TIs(12 em Mato Grosso e 16 no Pará)
- 19 800 000 ha de extensão das TIs
- Cerca de 20 mil índios
Quem concorda?
A persistência governamental em construir Belo Monte está baseada numa sólida estratégia de argumentos dentro da lógica e vantagens comparativas da matriz energética brasileira.
Quem discorada?
Os movimentos sociais e as lideranças indígenas da região são contrários à obra porque consideram que os impactos socioambientais não estão suficientemente dimensionados. Em outubro de 2009, por exemplo, um painel de especialistas debruçou-se sobre o EIA e questionou os estudos e a viabilidade do empreendimento. Um mês antes, em setembro, diversas audiências públicas haviam sido realizadas sob uma saraivada de críticas, especialmente do Ministério Público Estadual, seguido pelos movimentos sociais, que apontava problemas em sua forma de realização.
A quem irá desfavorecer?
A construção da usina de Belo Monte não diz respeito aos interesses da população. Se for instalada, causará uma devastação ambiental sem precedentes e condenará milhares de famílias indígenas
A quem irá favorecer?
O projeto de Belo Monte os sucessivos governos que tentam implementá-lo, mas nunca conseguiram.
Para fazer frente a esse crescimento de mercado (Planejamento dos Sistemas Elétricos), deverão ser construídos no Brasil novos empreendimentos hidrelétricos e termelétricos. O único apoveitamento hidrelétrico da Bacia do Rio Xingu em estudo de viabilidade é o Complexo Hidrelétrico Belo Monte, que tem o nome de complexo por ser constituído de duas casas de força, uma principal, com 11000 MW, e outra, complementar, com 181 MW.
Quais desvantagens?
A construção de 982 pequenas centrais hidrelétricas como opção à Belo Monte, conforme é sugerido no artigo, certamente causará impacto ambiental negativo superior à Belo Monte. Enquanto este empreendimento, com 11.181 MW de potência instalada, apresenta um reservatório com área de 440 km2, as 982 pequenas centrais hidrelétricas, considerando cada uma com reservatório de 3 km2, inundarão um total de 2.946 km2 de área, ou seja, quase 7 vezes maior que Belo Monte.
Publicada pelas alunas:Luana, Gleice e Verônica. Quais as vantagens?
Meninos e meninas, estou aqui para comentar a notícia.
ResponderExcluir1º Achei bem completas as informações postadas e acredito ue agora sim estamos acertando em temas e assuntos. Parabéns!
2º O que vocês (toda a sala) acham de energias produzidas por hidrelétricas? Será que não teriam outras formas de geração de energia nessa região?
3º Eu acredito que é complicado pensar em energias alternativas, mas o que acham?
Bjinhos e bom fim de semana,
Nara,
eu acho que não tem outra forma de geração de energia nessa região, porque se não o governo não ia desfavorecer tanto essa região.
ResponderExcluirachei bem interessante a noticia
e é essa a minha opinião...
bjs
Nayara